quarta-feira, maio 31, 2006

Arte-final no papel vegetal...


Durante um bom tempo, enquanto eu fazia meus trabalhos para a Recreio, também prestava serviços para um cursinho pré-vestibular de São Paulo... como eu tinha que permanecer na sede do cursinho durante o dia, muitas vezes eu tinha que "virar a noite", ou quase, para terminar as ilustrações da revista dentro do prazo... como até alguns dias atrás eu fazia um esboço e depois usava a mesa de luz para arte-finalizar, eu tinha que me virar de algum jeito... foi quando eu comecei a fazer a arte-final em papel vegetal, e depois seguia o processo normal de colorização digital... isto durou durante algum tempo, até eu me organizar melhor... as ilustrações acima são desta época... são, respectivamente, para uma matéria sobre arco-íris (edição nº 73) e para uma sobremesa colorida com bananas (edição nº 76)... abraços!!!

terça-feira, maio 30, 2006

Aquela ilustração...

A maioria dos ilustradores deve ter pelo menos uma ilustração que fez e que gosta muito... e isto por vários motivos, todos pessoais... no meu caso a ilustração acima é uma das que mais gosto... não sei se é pelo fato de ter sido difícil encontrar os lápis Polychromos lá na cidade em que morava, ou pelo fato de ter sido a primeira ilustração que fiz somente com lápis de cor... é como eu disse, o motivo eu não sei, mas ela é a primeira ilustração que as pessoas vêem quando abrem minha pasta de portifólio... abraços!!!

segunda-feira, maio 29, 2006

1 minuto de silêncio...

Faleceu no último sábado, 27 de maio, Alex Toth... para saber mais sobre este grande artista, clique aqui...

domingo, maio 28, 2006

"Freelas" para PF...

Não, não é Polícia Federal, é Pessoa Física... alguns ilustradores não fazem trabalhos para PF... eu, particularmente, não vejo problema algum, desde que se sigam alguns critérios (que eu uso, pois a única vez que não fiz assim, levei um calote)... são eles: não dê desconto - cobre o valor de mercado, ou equivalente; peça 50% do valor ao pegar o trabalho; peça o mesmo prazo que teria em um trabalho para uma empresa; não mande provas por e-mail ou correio - marque uma reunião e apresente ao cliente, depois leve as provas com você; e finalmente, só entregue o trabalho mediante o pagamento do valor restante... isto pode até não evitar que você leve um calote, mas avisando estas condições ao cliente antecipadamente, dificulta a ação dos picaretas... as ilustrações acima foram para as "orelhas" de um livro cujo cliente era PF... tudo ocorreu tranqüilamente, e algum tempo depois, o mesmo cliente me passou outro trabalho... abraços!!!

sábado, maio 27, 2006

RPG...


Outra opção de trabalho são as ilustrações para livros e revistas de RPG... infelizmente, na grande maioria, quando se paga, o valor é baixo... neste meio, ainda se usa muito a velha conversa da "vitrine para mostrar seu trabalho"... mas fica aí a dica... um desenhista que começou neste meio foi o Greg Tocchini, que recentemente fez Thor - Filho de Asgard... as ilustrações acima são respectivamente, um teste não aprovado (por causa do preço) para um livro, e uma vinheta para um livro do meu amigo Ronaldo Barata, que está parado devido ao estagnado mercado atual de RPG brasileiro... abraços!!!

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...