
Durante um bom tempo, enquanto eu fazia meus trabalhos para a Recreio, também prestava serviços para um cursinho pré-vestibular de São Paulo... como eu tinha que permanecer na sede do cursinho durante o dia, muitas vezes eu tinha que "virar a noite", ou quase, para terminar as ilustrações da revista dentro do prazo... como até alguns dias atrás eu fazia um esboço e depois usava a mesa de luz para arte-finalizar, eu tinha que me virar de algum jeito... foi quando eu comecei a fazer a arte-final em papel vegetal, e depois seguia o processo normal de colorização digital... isto durou durante algum tempo, até eu me organizar melhor... as ilustrações acima são desta época... são, respectivamente, para uma matéria sobre arco-íris (edição nº 73) e para uma sobremesa colorida com bananas (edição nº 76)... abraços!!!
A maioria dos ilustradores deve ter pelo menos uma ilustração que fez e que gosta muito... e isto por vários motivos, todos pessoais... no meu caso a ilustração acima é uma das que mais gosto... não sei se é pelo fato de ter sido difícil encontrar os lápis Polychromos lá na cidade em que morava, ou pelo fato de ter sido a primeira ilustração que fiz somente com lápis de cor... é como eu disse, o motivo eu não sei, mas ela é a primeira ilustração que as pessoas vêem quando abrem minha pasta de portifólio... abraços!!!
Faleceu no último sábado, 27 de maio, Alex Toth... para saber mais sobre este grande artista, clique aqui...
Não, não é Polícia Federal, é Pessoa Física... alguns ilustradores não fazem trabalhos para PF... eu, particularmente, não vejo problema algum, desde que se sigam alguns critérios (que eu uso, pois a única vez que não fiz assim, levei um calote)... são eles: não dê desconto - cobre o valor de mercado, ou equivalente; peça 50% do valor ao pegar o trabalho; peça o mesmo prazo que teria em um trabalho para uma empresa; não mande provas por e-mail ou correio - marque uma reunião e apresente ao cliente, depois leve as provas com você; e finalmente, só entregue o trabalho mediante o pagamento do valor restante... isto pode até não evitar que você leve um calote, mas avisando estas condições ao cliente antecipadamente, dificulta a ação dos picaretas... as ilustrações acima foram para as "orelhas" de um livro cujo cliente era PF... tudo ocorreu tranqüilamente, e algum tempo depois, o mesmo cliente me passou outro trabalho... abraços!!!

Outra opção de trabalho são as ilustrações para livros e revistas de RPG... infelizmente, na grande maioria, quando se paga, o valor é baixo... neste meio, ainda se usa muito a velha conversa da "vitrine para mostrar seu trabalho"... mas fica aí a dica... um desenhista que começou neste meio foi o Greg Tocchini, que recentemente fez Thor - Filho de Asgard... as ilustrações acima são respectivamente, um teste não aprovado (por causa do preço) para um livro, e uma vinheta para um livro do meu amigo Ronaldo Barata, que está parado devido ao estagnado mercado atual de RPG brasileiro... abraços!!!