Mostrando postagens com marcador ilustração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ilustração. Mostrar todas as postagens

sábado, fevereiro 01, 2014

Curso com Denis Zilber


Fiz um pequeno acréscimo à ilustração.



Depois de passar um bom tempo sem postar absolutamente nada, estou de volta com uma ilustração feita como exercício do curso "Introduction To Cartoon Character Design" - http://skl.sh/19COh0e - do Denis Zilber.

Se você se inscrever no curso pelo link acima, ganha desconto de $ 10 doletas.

Depois eu posto o passo a passo.

Abraços e espero que gostem!!!

quinta-feira, janeiro 17, 2013

"Freela" sim, calote não...


Sempre me perguntam, principalmente meus alunos, se eu já levei calote? A resposta é óbvia, é claro que sim.

Não tem um ilustrador freelancer que não tenha levado um calote, seja ele pequeno ou grande, e na minha opinião, se não levou, vai levar. E não fique achando que calote é coisa de pessoa física, tem empresas que dão calote também.

Daí você pode pensar que isto é coisa de brasileiro malandro, não, isto é coisa do ser humano. Conheço amigos que levaram calote de editoras norte-americanas.

O problema é que tem sempre um querendo passar a perna em outro. Você pode não ser deste tipo, mas deve conhecer alguém que é.

Uma coisa que aprendi quando fazia Ciências Contábeis na faculdade (quase me tornei um Contador) é que para cada pessoa criando uma regra, tem 10 pensando em como burlá-la, e isto serve no ramo da ilustração também.

Tem algumas formas de você tentar se defender (contratos, cobrar antes, e por aí vai), mas sempre terá um "esperto" querendo te passar a perna.

Para tentar minimizar o prejuízo, seguem algumas dicas minhas:
  • receba antes, desenhe depois - se o cara (pessoa física) for honesto, ele irá entender. Esta é uma regra que não será aplicada às editoras, pois elas trabalham sempre com contratos;
  • valor vinculado não é dinheiro - sim, é possível depositar um envelope vazio, então espere o valor estar disponível na sua conta, antes de mandar o trabalho;
  • respeite para ser respeitado - se o cliente está fazendo o que você pede, faça o que você combinou;
  • divida o trabalho e o pagamento - cobre por partes: esboços e finais;
  • desconfie - como diz o ditado: "Quando o milagre é demais, até o santo desconfia!"


Tento seguir estas regrinhas sempre, e tem dado resultado. Também tem outras dicas que você pode encontrar pela internet.

Abaixo estão dois exemplos de trabalho, feitos para pessoas físicas, que correu tudo bem:

Ilustração feita para livro impresso - Cliente: Felipe

Ilustração feita para um ebook - Cliente: Abel

Espero que o Abel e o Felipe (não coloquei o nome completo dos clientes, pois não tenho autorização para divulgá-los) tenham conseguido publicar seus trabalhos e que as dicas sirvam para vocês também.

Abraços!!!

terça-feira, janeiro 08, 2013

Canecas personalizadas 02



"Canecas com ilustrações personalizadas a partir do seu retrato pelo ilustrador Alexander Santos... Seja para seu uso pessoal, surpreender alguém dando de presente, como brindes no seu aniversário e inclusive duas canecas, uma com a sua ilustração e a outra do seu amor.

IMAGINE! O ilustrador Alexader Santos e o Clube das Canecas faz com muito carinho e qualidade... SURPREENDA seus convidados... Mais uma novidade que o ilustrador Alexander Santos preparou para o Clube das Canecas levar até você. Você pode encomendar desde uma até grandes quantidades. Não é demais?

Entre em contato conosco pelo e-mail clubedascanecas@yahoo.com.br e solicite um orçamento." - Fonte: Facebook do Clube das Canecas

Fiquei feliz em saber que tanto a Karina Perussi quanto a Nicole gostaram das ilustrações e das canecas.

Se você também gostou, entre em contato pelo e-mail, e encomende a sua.

Abraços!!!

sábado, dezembro 22, 2012

Canecas Hal 9000





Chegaram as canecas HAL 9000com a famosa frase "I'm sorry, Dave. I'm afraid I can't do that.", mas que também podem ser personalizadas com o seu nome/apelido. Mais uma parceria nossa com o Clube das Canecas, e você pode adquirir a caneca clicando aqui ou pela nossa loja.

Mas você não sabe o que é HAL 9000HAL 9000 (Heuristically programmed ALgorithmic computer, ou Computador Algorítmico Heuristicamente Programado em tradução livre) é um personagem ficcional da série Odisséia Espacial, de Arthur C. Clarke, e foi imortalizado pela adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick do primeiro volume da mesma, 2001: A Space Odyssey (2001 - Uma Odisseia no Espaço).

No livro/filme, HAL é um computador com avançada inteligência artificial, instalado a bordo da nave espacial Discovery e responsável por todo seu funcionamento.

Ouça a frase na famosa cena:




Espero que gostem da caneca, e se quiserem adquirir o livro ou o filme, é só clicar no link do "seu Saraiva".


Abraços!!!

sexta-feira, dezembro 21, 2012

O Fim do Mundo chegou



Finalmente saiu:

"Fim do Mundo em Quadrinhos (88 páginas, formato 16 x 23 cm, R$ 29,50) é uma edição com a participação de diversos artistas e produzida pela Quanta Estúdio, reunindo alguns jovens talentos da escola numa coletânea de dez histórias, mesclando drama e humor sobre o tão alardeado "fim do mundo".
Dizem que o fim do mundo está próximo e será no dia 21 de dezembro de 2012. Estudiosos afirmam que esta data é a última no calendário maia. Segundo algumas pessoas, esse dia marcará o derradeiro suspiro da civilização humana. Tudo pode acontecer: um dilúvio sem igual, chuva de fogo, meteoros rasgando o céu, uma explosão solar gigantesca, a hecatombe nuclear, o mundo dizimado em segundos por algum ataque alienígena, a ira dos deuses caindo sobre a humanidade, uma peste que varrerá o ser humano da face da Terra ou... não acontecerá nada disso.
A humanidade sempre temeu o "fim do mundo" desde que tomou consciência da sua própria existência. E o término de tudo já foi decretado muitas vezes em diversas ocasiões. O mais curioso de tudo é que ainda estamos aqui para contar a história no dia seguinte." Fonte: Universo HQ - Samir Naliato
Participei deste álbum fazendo uma ilustração (ainda em 2009) para a abertura e outra para o fechamento. A ilustração acima é a de abertura.
Espero que gostem e que comprem pelo link do "seu Saraiva".
Abraços!!!


sexta-feira, dezembro 07, 2012

Vader, Luke, Yoda e canecas...




Estas são para os fãs de Star Wars.

A série de ilustrações, Use the Force, foram feitas para o Clube das Canecas, e podem ser adquiridas clicando no link da loja.

Espero que gostem.

Abraços!!!

sábado, dezembro 01, 2012

Então é Natal...






O Natal está chegando e em uma parceria com o Clube das Canecas, produzimos as produzimos as ilustrações para as canecas acima.

É claro que vocês já devem estar sabendo que podem ganhar duas destas canecas e mais uma cafeteira para você e mais 2 canecas por amigo que você indicar. São 5 amigos no total.

Para mais informações, é só conferir abaixo:


PROMOÇÃO DE NATAL

Clube das Canecas STORE + Alexander Santos

Que tal ganhar uma Cafeteira Philips Senseo + 1 kit de 2 canecas de Natal do ilustrador Alexander Santos? ...

... E ainda presentear 5 amigos(as)?
Siga as regras. Indicando 5 ami
 gos(as) eles(as) também ganham 1 kit de 2 canecas de Natal do ilustrador Alexander Santos cada!
Os amigos indicados também devem curtir a fanpage do Clube das Canecas.

Regras:

1. Curta a fanpage do Clube das Canecas (http://www.facebook.com/fanpage.clubedascanecas)
2. Curta essa imagem, compartilhe PUBLICAMENTE e convide 5 amigos(as) para curtir a fanpage do Clube das Canecas
3. Entre neste linkhttp://www.facebook.com/fanpage.clubedascanecas/app_154246121296652 e clique em "Quero participar"


O sorteio será dia 17 de dezembro de 2012.

Não perca mais tempo e boa sorte.

Abraços!!!

quinta-feira, novembro 29, 2012

Canecas personalizadas e muito mais...



Finalmente tenho o prazer de comunicar que o Clube das Canecas Store, está no ar. E adivinhem quem tem ilustrações por lá.

Pois é, além das canecas com ilustrações personalizadas (ver o processo lá na loja), também tem canecas das pinups zumbis, de Natal, e muito mais.

E para comemorar, temos uma promoção para os amantes de café, é só conferir abaixo:




PROMOÇÃO DE NATAL

Clube das Canecas STORE + Alexander Santos


Que tal ganhar uma Cafeteira Philips Senseo + 1 kit de 2 canecas de Natal do ilustrador Alexander Santos? ...
... E ainda presentear 5 amigos(as)?
Siga as regras. Indicando 5 ami
gos(as) eles(as) também ganham 1 kit de 2 canecas de Natal do ilustrador Alexander Santos cada!
Os amigos indicados também devem curtir a fanpage do Clube das Canecas.


Regras:
1. Curta a fanpage do Clube das Canecas (http://www.facebook.com/fanpage.clubedascanecas)
2. Curta essa imagem, compartilhe PUBLICAMENTE e convide 5 amigos(as) para curtir a fanpage do Clube das Canecas
3. Entre neste linkhttp://www.facebook.com/fanpage.clubedascanecas/app_154246121296652 e clique em "Quero participar"



O sorteio será dia 17 de dezembro de 2012.



Chame os amigos para concorrer também e boa sorte!

E para finalizar, aqui estão algumas das canecas com ilustrações minhas:


 




Espero que gostem!!!

Abraços!!!

quinta-feira, novembro 08, 2012

Voltando dos mortos



Não, o site não foi esquecido. E para provar isto, aqui estão duas ilustrações feitas como demonstração do módulo de Luz e Sombra do curso de desenho lá no curso da Quanta Academia de Artes.
 
O esboço foi feito à lápis e a finalização utilizando nanquim, pincél, pena, caneta nanquim descartável, guache e "escova de dente".
 
Provavelmente esta é a última postagem antes da estreia do novo layout.
 
Espero que gostem.
 
Abraços!!!

sexta-feira, julho 13, 2012

Nossa lojinha está no ar


E finalmente a nossa lojinha está aberta. Diversas estampas exclusivas por um preço bem legal. É só clicar na página da Lojinha logo acima, ou pela vitrine logo abaixo.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

Abraços, e como diria aquele cara da televisão: Compre, compre, compre!!!

terça-feira, maio 29, 2012

Estudos de cenários para projeto





Alguns dias atrás postei uma série de imagens de estudos de um personagem para um projeto que estou fazendo. Desta vez são alguns estudos e finais de cenários. Eu sei que não tem muita coisa, mas também não vou ficar entregando o ouro (e a surpresa?).

As imagens são: o esboço da cerca, a cerca final, primeira versão de uma parede de tijolos, e a versão final.

Espero poder levar o projeto até o final, pois não depende só de mim. Estou até estudando outros programas para poder depender o mínimo possível dos outros, mas ainda falta muita coisa. 

Abraços!!!

terça-feira, abril 24, 2012

Estudos no sketchbook



Faz tanto tempo que não posto nada desenhado no papel que até eu já tinha me esquecido.

Aqui estão alguns estudos feitos no sketchbook que carrego para cima e para baixo. É uma pena que não tenho desenhado, por diversão, tanto assim.

São desenhos feitos após estudos de artistas como Chris Sanders, Dean Yeagle, e outros animadores.

Espero que gostem.

Abraços!!!

terça-feira, novembro 29, 2011

Ilustração minha na Threadless - Iara, a Senhora das Águas


Salve pessoal! Tem ilustração minha em votação na Threadless - (para votar é só clicar no link).

Depois de muito tempo sem postar (diversas coisas aconteceram, até falecimento na família), aqui está uma ilustração feita para estudo e que acabei adaptando para virar estampa.

Espero que gostem e que votem, pois se for aprovada, o Natal deste ano será mais farto!!! :)

Arte com esboço à lápis e arte-final/cor digital.

Abraços e obrigado pelos votos!!!

terça-feira, novembro 01, 2011

O Pequeno Grande Tirano - a tirinha - 003


Terça-feira e tirinha O Pequeno Grande Tirano nova no ar. E na tirinha de hoje, a relação barulho x sono das crianças.


Se você não viu, ou não se lembra, da tirinha anterior, clique aqui.


Arte 100% digital.


Abraços!!!

terça-feira, outubro 18, 2011

O Pequeno Grande Tirano - a tirinha


Hoje é dia de tirinha aqui no blog. Mais uma da série O Pequeno Grande Tirano.

Se você não viu, ou não se lembra, da tirinha anterior, é só clicar aqui.

Arte 100% digital.

Abraços!!!

quinta-feira, julho 14, 2011

Ilustração - Criação de Personagem


Algum tempo atrás, mais precisamente em junho, minha esposa resolveu participar da blogosfera (na realidade ela queria me ajudar com o meu blog, mas aí eu dei a ideia dela ter o próprio blog).

O blog é o Mulheres Y Afins, onde ela fala deste como cuidar do carro (já que se bobear ela sabe mais que eu) até receitas sem utilizar leite, já que nosso filho é alérgico. Para conhecer o blog clique aqui.

Fiz a ilustração acima para ser a personagem da logo do blog. Queria mostrar a mulher do mundo moderno que tem que ser, mãe, dona de casa, é ligada em tecnologia e tem que se virar com pequenos consertos domésticos.

Arte 100% digital.

Abraços.

sexta-feira, julho 08, 2011

Ilustração: Quer pagar quanto?

Ilustração digital - por Alexander Santos

“Você não vai cobrar muito, né? É só um desenhinho!” – Se você nunca ouviu isto, erga as mãos para o céu e agradeça. Na realidade, quando alguém diz: “é só um desenhinho”, “nem vai demorar muito”, “você faz rapidinho”, se prepare, pois qualquer valor além de ser de graça, será caro demais.

Como o título desta postagem (tirado daquele comercial da rede de varejo), ainda tem gente que acha que dá para pagar por uma ilustração com “divulgação do trabalho” ou um valor que dá para pagar uma paçoca, e sobra troco para uma bala.

Este é um dos grandes problemas de ser ilustrador, a falta de um padrão para os valores das ilustrações, e não pense que você vai cobrar o que quer, e que irão te pagar mesmo assim. Quem dera!

Existem algumas tabelas que podem te ajudar na hora de formar um preço, mas elas são sugestões de valores, e não os valores praticados. Dentre estas tabelas podemos destacar a da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil (ver a tabela clicando aqui) e a do HQMix (ver a tabela clicando aqui).

A maioria das editoras praticam tabelas próprias de preços, sendo que a maior parte delas trabalham com preços equivalentes às sugestões das tabelas anteriormente citadas. Porém existem aquelas que praticam preços que são quase uma ofensa.

E é um exagero quem diz que não faz uma ilustração por menos deste ou daquele valor, pois é só faltar dinheiro para o aluguel, condomínio, plano de saúde, etc que você se vê sem opções a não ser fazer o trabalho. A única forma que vejo para que isto não ocorra é fazendo uma reserva de capital, poupança, "pé de meia", ou qualquer outro nome que você dê para dinheiro guardado.

Tão importante quanto o valor, é o prazo para a entrega do trabalho. Às vezes o valor não é tão grande, mas o prazo te permite pegar outros trabalhos sem perder horas de sono, ou descanso, gerando assim uma sequência de trabalhos e pagamentos.

De uma forma geral, tanto prazo quanto valores podem ser negociados. Às vezes você perde em um, mas ganha no outro, raramente você ganha nos dois e tente fugir de perder nos dois.

E por último, é legal de se comentar que a decisão está contigo. É você quem escolhe se vai ou não pegar o trabalho. Se o preço, ou o prazo estão legais. Ou se você quer fazer ou não uma ilustração em troca de divulgação.

Boa sorte!

Abraços!!!

sexta-feira, junho 10, 2011

Ilustração de Passatempo

Ilustração Infantil - por Alexander Santos

Faz tempo que não posto nenhuma ilustração feita para a revista Recreio. Esta é de um passatempo do tipo 7 erros, que foram escolhidos pelo pessoal da editora.

Qualquer semelhança com a minha família é mera coincidência. :D

Arte 100% digital.

Abraços!!!

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...