“Você não vai cobrar muito, né? É só um desenhinho!” – Se você nunca ouviu isto, erga as mãos para o céu e agradeça. Na realidade, quando alguém diz: “é só um desenhinho”, “nem vai demorar muito”, “você faz rapidinho”, se prepare, pois qualquer valor além de ser de graça, será caro demais.
Como o título desta postagem (tirado daquele comercial da rede de varejo), ainda tem gente que acha que dá para pagar por uma ilustração com “divulgação do trabalho” ou um valor que dá para pagar uma paçoca, e sobra troco para uma bala.
Este é um dos grandes problemas de ser ilustrador, a falta de um padrão para os valores das ilustrações, e não pense que você vai cobrar o que quer, e que irão te pagar mesmo assim. Quem dera!
Existem algumas tabelas que podem te ajudar na hora de formar um preço, mas elas são sugestões de valores, e não os valores praticados. Dentre estas tabelas podemos destacar a da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil (ver a tabela clicando aqui) e a do HQMix (ver a tabela clicando aqui).
A maioria das editoras praticam tabelas próprias de preços, sendo que a maior parte delas trabalham com preços equivalentes às sugestões das tabelas anteriormente citadas. Porém existem aquelas que praticam preços que são quase uma ofensa.
E é um exagero quem diz que não faz uma ilustração por menos deste ou daquele valor, pois é só faltar dinheiro para o aluguel, condomínio, plano de saúde, etc que você se vê sem opções a não ser fazer o trabalho. A única forma que vejo para que isto não ocorra é fazendo uma reserva de capital, poupança, "pé de meia", ou qualquer outro nome que você dê para dinheiro guardado.
Tão importante quanto o valor, é o prazo para a entrega do trabalho. Às vezes o valor não é tão grande, mas o prazo te permite pegar outros trabalhos sem perder horas de sono, ou descanso, gerando assim uma sequência de trabalhos e pagamentos.
De uma forma geral, tanto prazo quanto valores podem ser negociados. Às vezes você perde em um, mas ganha no outro, raramente você ganha nos dois e tente fugir de perder nos dois.
E por último, é legal de se comentar que a decisão está contigo. É você quem escolhe se vai ou não pegar o trabalho. Se o preço, ou o prazo estão legais. Ou se você quer fazer ou não uma ilustração em troca de divulgação.
Boa sorte!
Abraços!!!