Mostrando postagens com marcador Diversos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Diversos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, outubro 04, 2010

A Origem dos Contos de Fadas...

Como foi dito no "post" sobre os Irmãos Grimm, aqui está o "post" sobre a Origem dos Contos de Fadas.

Contu, commentu, conte, cuento, short-story, märchen ou nouvelle, não importa o nome, é tudo história, ou melhor, conto.

Desde a pré-história que o homem com histórias curtas reais ou imaginárias. Estes contos falavam sobre guerras, caçadas e religião. Esta forma de contar histórias também foi usada na Grécia e Roma antigas. Mas foi no Oriente, ou melhor, na Pérsia (Irã) e na Arábia, que os contos ganharam um toque mágico e encantado, típico dos contos de fadas.
Por exemplo:  As Mil e uma Noites com histórias como Aladim e A Lâmpada Maravilhosa; Simbad, O Marujo; e Ali Babá e os Quarenta Ladrões.

Todos os povos existentes na época deixaram marcas próprias em seus contos, sem deixar de propor um mundo mais justo.

Em algumas histórias, haviam versões mais ou menos abrandadas, mesmo assim, os contos tornaram-se mais suaves, mas com marcas de violência.

Estas variações de suavidade e violência eram exigências da sociedade da época.

E foi contando de um para o outro que os contos chegaram à Europa. É claro que sofreram algumas modificações no caminho. Agora eram contos medievais e faziam parte da Literatura Popular. Mesmo assim, mantiveram o lado maravilhoso, mágico e encantado, herdado dos contos persas e árabes.

É neste período que surgem as Novelas de Cavalaria, que acrescentam as fadas e trama romântico-amorosa aos contos medievais.

Na Europa, os primeiros textos para crianças surgiram no século XVII, com Fábulas, de LaFontaine. Depois vieram As Aventuras de Telêmaco, de Fénelon e Contos da Mamãe Gansa, de Perrault. Foi este último que transformou a fada em personagem importante das histórias. É ela que ajuda o herói das histórias a vencer o mal.

Por fim, foi a trama amorosa que trouxe o final feliz às histórias. Todas estas alterações tiveram como objetivo, atender às exigências das crianças.

Com a geniosidade dos Irmãos Grimm, os contos de fadas ganharam uma coletânea intitulada "História da Criança e do Lar" (KINDER UND HAUSMÄRCHEN). Eles viajaram por toda a Alemanha recolhendo contos da tradição popular misturados a outros de tradição estrangeira, trazidos por viajantes e que passaram de geração em geração, contados de pai para filho.

Por último, há a contribuição de Andersen que incluiu os contos populares dinamarqueses aos contos de fadas (Cinderela é um destes contos) e deixou que a imaginação, independentemente do mágico ou do moral, conduzisse a história.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Os Irmãos Grimm...


Até que enfim, estamos de volta. Quem acompanha o blog desde o começo, sabe que meu primeiro trabalho pago foi para um suplemento infanto juvenil, de Catanduva, minha cidade natal. Neste jornal eu comecei fazendo apenas as ilustrações, e já na segunda edição, eu assumi toda a produção do jornal, tirando a venda de anúncios.

Fiz diversas matérias, e em uma das edições falei sobre os Irmãos Grimm e a Origem dos Contos de Fadas. A seguir está o texto que fiz para o jornal, e em um próximo posto virá sobre a Origem dos Contos de Fadas:

Jakob Ludwing Karl Grimm e Wilhelm Karl Grimm nasceram na Alemanha em 1785 e 1786, respectivamente. Fizeram  o curso de direito na Universidade de Malburg, onde tornaram-se amigos do professor Savigny. Após se formarem, os dois irmãos tornaram-se bibliotecários. Jakob tornou-se bibliotecário do Rei da Vestfália. Wilhelm foi ser bibliotecário em Kassel.

O trabalho em bibliotecas e a amizade com Savigny auxiliaram os irmãos a reunirem textos antigos da literatura alemã, que, mais tarde, foram utilizados em suas pesquisas e obras.

Junto com escritores franceses, um século antes, editaram os primeiros livros dirigidos à criança. Jakob e Wilhelm recolheram e transcreveram, da tradição oral alemã, contos e lendas. Editaram-nos em 1812, num primeiro volume intitulado Histórias da Criança e do Lar.

Os dois irmãos ouviram estes contos, pessoalmente, por várias cidades, e em cada região da Alemanha, de narradores humildes. Reuniram-nos e deram-lhes uma redação apropriada à criança e aos padrões morais. Os irmãos Grimm não só recuperaram e traduziram histórias infantis, mas também relíquias da história medieval alemã dando início ao mais completo dicionário da língua alemã.

Wilhelm era o mais criativo dos irmãos. É ele que merece as glórias de Histórias da Criança e do Lar.

Alguns livros referem-se a uma certa Katherina, como sendo colaboradora dos Grimm na narração dos contos, outros citaram a esposa de um criador de gado e ainda outros, a esposa de Wilhelm, quando ainda namoravam. Mas, seja quem for o narrador, os irmãos Grimm, respeitavam ao máximo os contos recolhidos do povo.

Wilhelm faleceu em 1859 e, Jakob em 1863, depois de terem produzidos contos com Branca de Neve, A Bela Adormecida, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, etc.



A sobre a ilustração acima, ela foi feita digitalmente.


Abraços!!!


terça-feira, setembro 21, 2010

Uma Semana de Cão


Existem dois filmes que gosto de assistir para "desopilar o fígado". Um é "Um Dia de Fúria", o outro é "Um Dia de Cão" (que por sinal faz tempo que não vejo). E minha última semana foi de cão.

Das quatro pessoas que moram aqui em casa (eu, minha esposa, meu filho e minha sogra), as quatro estavam doentes e uma chegou a ficar internada. No meu caso pode ser que eu precise operar o joelho, se minhas sessões de fisioterapia não derem resultado.

Mas é isto. Espero que de agora em diante as coisas se acalmem.

Abraços!!!


sexta-feira, setembro 10, 2010

Desafio aberto - Enigma...


Não é a primeira vez que posto um passatempo que não "virou" na Recreio, mas é a primeira vez que posto um com o enigma para que vocês possam resolver.

Este passatempo eu iria postar ontem, mas quando fui ver o dia já havia acabado, então ficou para hoje mesmo.

Bem, as dicas estão no texto e a resposta eu posto na sexta-feira da semana que vem. Espero que vocês se divirtam!!!

Abraços!!!

sexta-feira, outubro 24, 2008

Mudando de assunto...

Passo tanto tempo ilustrando no estilo cartoon infantil, que até esqueço que faço outras coisas. A ilustração acima foi feita para um projeto de amigos que tem o intuito de aplicar o RPG (jogo) dentro das salas de aula. Quem quiser conhecer é só ir no link que está na ilustração.
E para aqueles ficam curiosos em saber como faço a colorização segue o vídeo abaixo:

Abraços!!!

sábado, outubro 04, 2008

E por falar em HQ...



Os freqüentadores mais antigos do blog devem se lembrar de algumas versões de HQs que postei aqui. Uma em especial, postei duas versões bem antigas, com diferença de alguns anos entre elas.

Pois bem, esta é a 3ª versão desta HQ, reescrita por mim e agora desenhada por quem conhece o assunto, Ronaldo Barata, amigo e também ilustrador. Por enquanto esta HQ ainda não tem um destino certo, apenas projetos.

Espero que gostem... abraços!!!

quarta-feira, abril 02, 2008

Technorama Vol. 3 vem aí...

Já está quase finalizada a produção do terceiro álbum do personagem QUEBRA-QUEIXO na série TECHNORAMA! E desta vez, eu também estou participando, fazendo a arte-final dos traços de AMILCAR PINNA. Como das duas vezes anteriores, o álbum deverá ser lançado pela DEVIR EDITORA, ainda este ano... abraços!!!

Links Legais...

A ilustração acima é para os links... postei novamente já que estava dando problema... abraços!!!

terça-feira, fevereiro 05, 2008

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Boas Festas!!!

Bem galera, esta é a última postagem deste ano, então, desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero 2008!!!
Até o ano que vem... abraços!!!

sexta-feira, outubro 19, 2007

Minha esposa e eu...

Quem acompanha o blog, sabe que ele ficou parado por um bom tempo. O motivo foi a correria para reformar o apartamento, acertar as coisas do casamento e por aí vai... quando eu estava pesquisando sobre convites (percebi como eu sou desligado para algumas coisas), descobri que podemos colocar ilustrações nos mesmos... não deu outra, as ilustrações acima foram feitas para o meu convite de casamento.
Só para completar, deste agosto sou um homem casado... abraços!!!

domingo, setembro 16, 2007

Links Legais...

Pois é, vocês já devem ter notado que o blog deu uma mudada no visual... sumiu aquele monte de links que tinham ao lado, ou melhor, eles não sumiram, mas foram transferidos para um endereço só deles, já que a idéia é sempre colocar coisa nova nestas dicas, e uma hora a situação ficaria complicada por aqui.
A imagem acima foi feita para indicar esta mudança, e posta como link ao lado... quem clicar nela será mandado para a página com os links, que também tem uma novidade... toda semana será dada uma dica de site ou blog para o pessoal conhecer... esta dica será trocada toda semana, e a dica da vez é Dean Yeagle.
Então passem por lá e conheçam o trabalho deste artista... abraços!!!

quinta-feira, setembro 06, 2007

Hora da faxina...

Pois é pessoal, depois de quase uma "eternidade", "ói nóis aqui traveis"...
Se isto aqui fosse um espaço físico, estaria tudo coberto de pó e teia de aranha... foram cinco meses sem postar sequer uma vírgula, mas eu tive um bom motivo (lá vem desculpa)...
Antes de fazer um pequeno resumo destes últimos meses, quero pedir desculpas a todos que acessaram o blog neste período... me desculpem por não ter respondido aos comentários.
Pois bem, durante este tempo, estive enrolado com uma reforma, com lojas de móveis que não entregam as coisas no prazo combinado (e quando entregam, entregam errado), e com o meu casamento, sem contar com outros problemas... com isto, parei até de produzir as tiras HS (em breve tem material novo por aí)!!!
Agora é sacudir a poeira e por a máquina para funcionar...
Até o próximo "post"... abraços!!!

sexta-feira, dezembro 22, 2006

4º Festival de Humor Gráfico de Foz do Iguaçu...



Esta semana foram divulgados os ganhadores do 4º Festival de Humor Gráfico de Foz do Iguaçu. O tema deste ano era Avião. Não foi desta vez que eu trouxe alguns "doletas" para casa, mas pela primeira participação no Festival, até que fui bem, já que os 2 trabalhos que mandei (acima) foram classificados para a fase final.

No total foram enviados, segundo materia publicada no UHQ, 5.422 cartuns, de artistas de 96 países. Entre os 300 selecionados para a fase final, havia representantes da Itália, Romênia, Irã, Estados Unidos, Polônia, Argentina, China, Grécia, França, Bulgária, Indonésia, Argélia, Indonésia, Cazaquistão, Hungria, Chile, Coréia do Sul, Rússia, Sérbia, Índia, Irlanda, Chipre, Ucrânia, Uruguai, Bósnia, Azerbaijão e Israel.

A exposição dos selecionados para a fase final ficará aberta à visitação pública até 31 de janeiro de 2007.

É isso aí... quem sabe na próxima... abraços!!!

sexta-feira, novembro 24, 2006

V...

DAVID LLOYD, desenhista inglês responsável pela arte da aclamada minissérie V DE VINGANÇA, está no Brasil!
Aproveitando sua estada, a QUANTA ACADEMIA DE ARTES, a editora CASA 21 e a Universidade MACKENZIE organizam um bate-papo GRATUITO e ABERTO AO PÚBLICO com o artista. Este evento acontecerá no dia 27 de NOVEMBRO, às 20h, no auditório da Universidade.
Lloyd vem ao Brasil através da CASA 21 a fim de participar do projeto CIDADES ILUSTRADAS, interpretando a cidade de São Paulo. Este projeto já conta com o traço de artistas do calibre de Jano, Miguelanxo Prado, Cesar Lobo, Marcello Quintanilha, Jean-Claude Denis e Marcelo Lelis.
Também existe a possibilidade de rolar uma exposição para o evento... fiz a ilustração acima para a possível exposição... abraços!!!

quinta-feira, outubro 26, 2006

Muitos artista e um tema...

Alguns dias atrás, fui convidado pelo meu amigo Edde Wagner, para participar do Sketchblog... um blog com diversos artistas convidados que produzem seus trabalhos mediante um tema... o tema que está rolando por lá é "Dragão no Metrô" e a ilustração acima foi a minha participação... visitem o blog e confiram o trabalho de diversos artistas!!!
E não se esqueçam que ontem foi dia de HARDCORE SALTEADO no QUANTOON... passem por lá e confiram o trabalho da galera... abraços!!!

quarta-feira, julho 12, 2006

Tem dias...

Desde que vim para Sampa que eu quero ir ao HQ Mix... no começo eu tinha "vergonha" de aparecer por lá (não tentem entender, porque nem eu sei explicar)... mas já faz 3 anos que eu armo tudo para ir e acontece algo que me impede... este ano não foi exceção... na última hora surgiu outro compromisso... como era pras 17 horas, achei que tudo daria certo... infelizmente, acabou tarde e só cheguei no ponto de ônibus (sim, eu ando de ônibus) às 19:30, no horário que o HQ Mix começava... na esperança de pegar um ônibus que me levasse para o meu lado, fiquei por 1 hora no ponto... conclusão, acabei não indo... e nem fiz a atualização do blog...

... falando em atualização do blog, por motivo de tempo, não estarei mais atualizando diariamente... pode ser até que eu faça algumas atualizações em dias seguidos, mas isto será exceção... agradeço e espero que aqueles que visitam o blog todo dia, não desistam de aparecer... abraços!!!

segunda-feira, julho 10, 2006

Um pouco de tudo...

Ser ilustrador no Brasil não é uma coisa fácil... enquanto em alguns mercados no exterior o desenhista pode só fazer o lápis ou a arte-final, e por aí vai, por aqui temos que fazer tudo... e às vezes mais coisas além de desenhar... o panfleto acima foi um "freela" que peguei há alguns anos, onde além da ilustração, fiz também o tratamento das fotos e a diagramação... no final das contas, o valor que recebi só compensou pela necessidade da época... não compensa ser uma agência de um homem só... você recebe menos e faz o mesmo trabalho de uma agência... hoje as coisas seriam diferentes... abraços!!!

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...