Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

terça-feira, agosto 10, 2010

Editora Moderna...



A gente vai ficando velho e meio "esquecido" (rsrsrs), então não sei se  estas ilustrações foram feitas no final de 2008 ou começo de 2009. São ilustrações feitas para a Editora Moderna, seguindo uma linha específica de traço em que eles já estavam trabalhando.

As ilustrações foram produzidas com esboço à lápis e arte-final com caneta nanquim descartável. As cores são digitais.

Tem outros trabalhos que produzi ou estou produzindo para a Moderna, e que pretendo postar mais adiante.

Abraços!!! 


quinta-feira, agosto 05, 2010

Ilustração para a Revista Recreio nº 391...


Passatempo do tipo Enigma publicado na revista Recreio. Tentem descobrir a resposta.

A ilustração foi feita com esboço à lápis e cor digital. Esta é a última das ilustrações que já estavam separadas para publicação. De agora em diante, publicarei as mais recentes.

Abraços!!!

sexta-feira, julho 30, 2010

A Iara e o saci invadem a Revista Recreio nº 389 - Folclore


Mais um passatempo para a revista Recreio. O objetivo é encontrar dois espelhos iguais (se não me engano... :D). A ilustração foi feita com esboço à lápis e colorização digital.

E se você gosta de camisetas com temas do Folclore Brasileiro não deixe de visitar a nossa lojinha. Olha só as camisetas que tem lá, nas versões masculina e feminina:



Abraços!!!

quinta-feira, julho 29, 2010

Ilustração Digital - parte 3 (final)...



E para finalizar, as duas últimas ilustrações produzidas para o Curso de Ilustração Digital. As duas foram produzidas de forma 100% digital.

A primeira ilustração foi feita já seguindo o meu traço, mas com a finalização utilizada no curso. Infelizmente, esta ficou pela metade...

A segunda ilustração eu fiz para o concurso da Computer Arts de 2009. Infelizmente não sei qual foi o desempenho da ilustração.

A melhor parte do curso foi aprender a utilizar melhor os recursos dos brushes e filtros.

Abraços!!!


terça-feira, julho 27, 2010

Revista Recreio nº 388...


Passatempo do tipo enigma publicado na Revista Recreio. A técnica foi esboço à lápis e cor digital.

Estes passatempos que tenho postado recentemente, foram separados há um bom tempo. Assim que eles acabarem, começarei a postar material mais recente.

Abraços e boa sorte!!!

segunda-feira, julho 26, 2010

Ilustração Digital - parte 2...



Mais dois exercícios do Curso de Ilustração Digital foram:
- fazer a arte-final digital utilizando um programa de vetor, e depois colorização digital;

- e reproduzir uma paisagem mediante observação de foto.

Como eu já havia dito, por mais que trabalhasse com a mesa digitalizadora há um bom tempo, eu pouco utilizava os recursos da mesma. Estes exercícios ajudaram a ver o quanto eu estava subutilizando a ferramenta.

Abraços!!!

sexta-feira, julho 23, 2010

Revista Recreio nº 387...


Voltando ao normal, mais uma ilustração de passatempo para a Recreio. É um passa do tipo Fique de olho, e se eu não estiver enganado, o objetivo é encontrar dois ursos iguais, ou um uso inteiro. Não me lembro... rsrs. A ilu foi feita com esboço à lápis e cor digital.

Abraços e boa sorte!

quinta-feira, julho 22, 2010

Esclarecendo suas dúvidas sobre tablet ou mesas digitalizadoras...


Não vou escrever nenhum texto muito técnico sobre o assunto. O que farei é contar minha experiência com os modelos de mesas que tive ou tenho. Já fiz isto algumas vezes por e-mail, quando respondi as dúvidas do pessoal que me escrevia, então achei que deveria compartilhar com todos.

Em primeiro lugar, por que ter uma mesa digitalizadora? Para mim foi a última saída antes da L.E.R.. Na época eu estava com uma tendinite quase insuportável no punho da mão direita, devido ao meu trabalho. Eu já tinha ouvido falar delas, algum tempo antes, mas na época eram muito caras.

Seguindo a sugestão de um amigo, que me informou que as mesas estavam mais acessíveis, acabei optando por uma Genius 8x6 (a primeira da imagem acima), pois a Wacom 4x6 custava o dobro do preço. A Genius tinha 1024 níveis de pressão, mas a caneta não tinha ponta reserva (e na época não se vendiam canetas separadas – não sei se hoje vende), e a caneta funcionava com pilha, o que a deixava mais pesada. A mesa funcionou muito bem, mas a ponta da caneta acabou desgastando e depois que troquei de computador, começou a dar conflito de hardware. Com isto, acabei comprando uma Wacom Intuos 3 (a segunda da imagem acima) que tem também tem 1024 níveis de pressão.

Ironia do destino: como a Genius não estava funcionando direito acabei doando para um amigo testar. Ele me informou que ela está muito bem, e funcionando perfeitamente...

Quando fui trabalhar no estúdio da Quanta, conheci a Bamboo Pen (a terceira da imagem acima), com seus 512 níveis de pressão, e descobri que ela fazia quase a mesma coisa que a Intuos 3 (pelo menos no estilo em que trabalho), com uma grande diferença: custava cerca de ¼ do preço da Intuos 3.

Então vamos lá, qual é a melhor compra? Depende da finalidade que você dará para ela, e do quanto está disposta a gastar. Se você irá trabalhar com programas de vetor, e nunca teve uma mesa digitalizadora, pode optar pela mais barata, mas lembre-se que elas, geralmente não possuem pontas de reposição. Se a caneta parar de funcionar, terá que comprar outra mesa. No caso das mesas Wacom, as canetas são vendidas separadamente.

Se você tiver algum dinheiro para investir, pode optar pela Bamboo Pen, que vem com pontas sobressalentes e a caneta é vendida separadamente.

Bem, eu tenho a Intuos 3 que já citei e compre mais uma Bamboo Pen para outra máquina que tenho, e estou feliz com elas.

Abraços!!!

quarta-feira, julho 21, 2010

Ilustração Digital - parte 1...

 


Durante o ano passado (2009) fiz o Curso de Ilustração Digital da Quanta. Como eu acredito que temos sempre que nos aperfeiçoar, esta foi uma boa  oportunidade para aprender técnicas novas de pintura digital.

As ilustrações estão na sequência do curso, e estas foram as primeiras feitas diretamente no computador, sem esboços no papel. Depois postarei mais estudos que fiz durante o curso.

Graças ao curso, e ao fato de ter desmontado o meu estúdio para se tornar o quarto do meu filho, hoje em dia, eu faço minhas ilustrações diretamente no computador.

Abraços e boa sorte!!!

terça-feira, julho 20, 2010

Revista Recreio nº 385...



Este é um fato cada vez mais raro. Dois passatempos na mesma edição da Revista Recreio.

A edição é antiga, mas ainda faltam algumas ilustrações já separadas, e que ainda não postei. Depois postarei somente as mais recentes. A ilustração foi feita com esboço à lápis e finalização digital.

Abraços e boa sorte!!!

domingo, julho 18, 2010

As crianças arrasaram...


Nesta semana que passou, nos dias 14 e 15, ocorreu o Curso de Férias Arte para Crianças. Foram 6 horas muito divertidas de arte e porque não dizer, barulho. A garotada, pelo que eles mesmos me disseram, pareceu gostar muito. A idade da turma ficou entre 6 e 12 anos.

Eu gostaria de agradecer a todos vocês que participaram, Calvin, Cecília, Erick, Fernanda, Gabriel (da frente), Gabriel (do fundo), Leonardo, Lucas, Luca, Maria Fernanda e ao Ioni, que é o ilustrador da arte acima. Me desculpem, caso tenha escrito o nome de alguém errado. :)

Continuem desenhando e espero vê-los mais vezes.

Abraços a todos e boa sorte!!!

segunda-feira, junho 21, 2010

O prazo está acabando...


Pois é pessoal, o prazo de inscrições para o curso de férias está acabando. Se você estiver interessado, ou conhece alguém que esteja, é só clicar aqui, ou no banner do lado esquerdo da página.

Em relação ao curso especial, as inscrições também estão abertas. É só clicar no banner do lado esquerdo da página.

Bem, é isto. Abraços e nos vemos na Quanta.

domingo, abril 18, 2010

Revista Recreio nº 384...


Como eu disse em uma postagem anterior, a umidade atacou meu estúdio. Quase perdi minhas revistas, a prancheta foi "pro brejo", e o único jeito que encontrei para não perder tudo foi reduzir ao máximo as minhas coisas. Para isto doei revistas, vendi algumas, e no meio disto tudo, as minhas Recreio foram embora. Como eu fazia o controle para postagem pelas revistas, faltam poucas, desta leva, para postar por aqui. Depois serão ilustrações mais atualizadas.

A ilustração acima saiu na edição nº 384, e se não me engano, o objetivo é encontrar a peça que não tem par.

Abraços e até a próxima!!!

domingo, abril 11, 2010

Sobre o Curso de Férias...

Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora na atualização do blog. Muita coisa ocorreu desde a última postagem, em Novembro: tive que desativar meu estúdio, quase perdi meus livros e revistas para a umidade, saí do Quanta Estúdio, estou no meio de uma coleção para a Moderna, e por aí vai.
Então , "bola pro mato que o jogo é de campeonato"!!!

A idéia deste curso surgiu logo após uma visita que um grupo de crianças fez à Quanta entre outubro e novembro (não me lembro direito) do ano passado. Elas tinham entre 6 e 8 anos e eu fui incumbido de dar uma palestra sobre Histórias em Quadrinhos.

Elas gostaram tanto que nos deu a idéia para montar este curso. Primeiramente começamos montando um curso regular (que logo estará pronto) e depois este Curso de Férias (bem reduzido).

Bem, para quem quiser saber mais sobre o curso é só clicar no banner acima.

Abraços e boa sorte!!!

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...