quarta-feira, julho 21, 2010

Ilustração Digital - parte 1...

 


Durante o ano passado (2009) fiz o Curso de Ilustração Digital da Quanta. Como eu acredito que temos sempre que nos aperfeiçoar, esta foi uma boa  oportunidade para aprender técnicas novas de pintura digital.

As ilustrações estão na sequência do curso, e estas foram as primeiras feitas diretamente no computador, sem esboços no papel. Depois postarei mais estudos que fiz durante o curso.

Graças ao curso, e ao fato de ter desmontado o meu estúdio para se tornar o quarto do meu filho, hoje em dia, eu faço minhas ilustrações diretamente no computador.

Abraços e boa sorte!!!

terça-feira, julho 20, 2010

Revista Recreio nº 385...



Este é um fato cada vez mais raro. Dois passatempos na mesma edição da Revista Recreio.

A edição é antiga, mas ainda faltam algumas ilustrações já separadas, e que ainda não postei. Depois postarei somente as mais recentes. A ilustração foi feita com esboço à lápis e finalização digital.

Abraços e boa sorte!!!

segunda-feira, julho 19, 2010

Arte-final digital...


Antes de mais nada, para questões de definição, vamos dizer que arte-final é: "...acabamento no desenho a lápis para que possa ser reproduzido e publicado. Através de diversas técnicas e estilos, é possível conseguir inúmeros resultados no estudo de preto e branco com a utilização do nanquim. Vários são os materiais usados para fazer arte-final, como, pincel, bico de pena e canetas técnicas, se utilizando de técnicas de traço, texturas, luz, sombra, e efeitos gráficos à mão livre, seja para desenhos em estilo infantil, heróis, cartoon, mangá ou artístico." (Wikipédia). Ou como diriam no filme Procurando Amy, é fazer o "contorno" do desenho.

Acho que ninguém percebeu que as ilustrações da Fisk, mostradas no "post" do dia 19 de Abril deste ano, tinham arte-final digital. Mas elas não foram as primeiras. A ilustração acima é uma das primeiras ilustrações arte-finalizadas digitalmente por mim. Vocês devem ter percebido o traço diferente. É que eu arte-finalizei as ilustrações de meu amigo Eduardo Ferrara.

Este é um assunto ainda complicado, pois conheço pessoas que odeiam arte-final digital e também conheço aquelas que adoram.

Para mim, se você não for uma arte-finalista profissional, é importante saber fazer das duas formas. Como expliquei para um dos alunos do Curso Arte para Crianças, as duas tem seus prós e contras. O mais importante é saber em qual delas você se sente mais à vontade. Depois é mãos à obra.

Mais "pra" frente, pretendo detalhar mais sobre a arte-final digital e as tais mesas digitalizadoras.

Abraços!!!


Informática - Submarino.com.br

domingo, julho 18, 2010

As crianças arrasaram...


Nesta semana que passou, nos dias 14 e 15, ocorreu o Curso de Férias Arte para Crianças. Foram 6 horas muito divertidas de arte e porque não dizer, barulho. A garotada, pelo que eles mesmos me disseram, pareceu gostar muito. A idade da turma ficou entre 6 e 12 anos.

Eu gostaria de agradecer a todos vocês que participaram, Calvin, Cecília, Erick, Fernanda, Gabriel (da frente), Gabriel (do fundo), Leonardo, Lucas, Luca, Maria Fernanda e ao Ioni, que é o ilustrador da arte acima. Me desculpem, caso tenha escrito o nome de alguém errado. :)

Continuem desenhando e espero vê-los mais vezes.

Abraços a todos e boa sorte!!!

segunda-feira, julho 12, 2010

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...