quinta-feira, julho 22, 2010

Esclarecendo suas dúvidas sobre tablet ou mesas digitalizadoras...


Não vou escrever nenhum texto muito técnico sobre o assunto. O que farei é contar minha experiência com os modelos de mesas que tive ou tenho. Já fiz isto algumas vezes por e-mail, quando respondi as dúvidas do pessoal que me escrevia, então achei que deveria compartilhar com todos.

Em primeiro lugar, por que ter uma mesa digitalizadora? Para mim foi a última saída antes da L.E.R.. Na época eu estava com uma tendinite quase insuportável no punho da mão direita, devido ao meu trabalho. Eu já tinha ouvido falar delas, algum tempo antes, mas na época eram muito caras.

Seguindo a sugestão de um amigo, que me informou que as mesas estavam mais acessíveis, acabei optando por uma Genius 8x6 (a primeira da imagem acima), pois a Wacom 4x6 custava o dobro do preço. A Genius tinha 1024 níveis de pressão, mas a caneta não tinha ponta reserva (e na época não se vendiam canetas separadas – não sei se hoje vende), e a caneta funcionava com pilha, o que a deixava mais pesada. A mesa funcionou muito bem, mas a ponta da caneta acabou desgastando e depois que troquei de computador, começou a dar conflito de hardware. Com isto, acabei comprando uma Wacom Intuos 3 (a segunda da imagem acima) que tem também tem 1024 níveis de pressão.

Ironia do destino: como a Genius não estava funcionando direito acabei doando para um amigo testar. Ele me informou que ela está muito bem, e funcionando perfeitamente...

Quando fui trabalhar no estúdio da Quanta, conheci a Bamboo Pen (a terceira da imagem acima), com seus 512 níveis de pressão, e descobri que ela fazia quase a mesma coisa que a Intuos 3 (pelo menos no estilo em que trabalho), com uma grande diferença: custava cerca de ¼ do preço da Intuos 3.

Então vamos lá, qual é a melhor compra? Depende da finalidade que você dará para ela, e do quanto está disposta a gastar. Se você irá trabalhar com programas de vetor, e nunca teve uma mesa digitalizadora, pode optar pela mais barata, mas lembre-se que elas, geralmente não possuem pontas de reposição. Se a caneta parar de funcionar, terá que comprar outra mesa. No caso das mesas Wacom, as canetas são vendidas separadamente.

Se você tiver algum dinheiro para investir, pode optar pela Bamboo Pen, que vem com pontas sobressalentes e a caneta é vendida separadamente.

Bem, eu tenho a Intuos 3 que já citei e compre mais uma Bamboo Pen para outra máquina que tenho, e estou feliz com elas.

Abraços!!!

13 comentários:

Flavio Silva disse...

Oi Alexandre, essas mesas da wacon são muito boas mesmo, tenho uma bamboo 8X6 que estou com ela faz muito tempo desde de quando o preços estavam caindo, problema que tem que comprar a caneta separadamente que custa a metade do valor da mesa, mais em fim estou muito feliz com essa e espero ficar mais tempo!!

Alexander Santos disse...

Olá Flávio. Então, eu comprei a caneta junto com a mesa. Vc comprou separado? Abraços e obrigado pela visita.

Unknown disse...

minha experiencia com tablets é bem parecida com a sua e com a grande maioria dos ilustradores, mas hoje em dia esta muito facil o acesso a esse equipamento.com o preço de uma ilustração se paga uma tablet wacon simples.
legal esse post..
abraçoo..

Ricardo Pontes disse...

Oi amigo, também mudei para tablet depois que fui acometido de um sério problema no meu braço direito chamado Tenossinovite, sentia dores quase insuportáveis e tive que fazer uma série de adaptações na minha forma de trabalhar...uma delas foi adiquirir uma tablet...no início foi um pouco complicado me habituar, mas rapidamente peguei a "manha" do equipamento e hj não sei viver sem minha tablet...e meu problema no braço está perfeitamente sob controle. Grande abraço!

Alexander Santos disse...

Pois é André, hoje uma Wacom está bem mais acessível... quando comprei a primeira tablet (a Genius), a Wacom mais simples custava por volta de uns R$ 800,00 no mínimo (sem nota e por aí vai)...
Valeu pela vista e parabens pelo seu trabalho...
Abraços!!

Salve Ricardo... não cheguei a fazer maiores exames, mas a coisa chegou a um ponto onde eu não conseguia mais me apoiar sobre o ombro direito... ainda sinto tais dores, mas geralmente estão ligadas à quantidade de trabalho em excesso...
Valeu pela visita e parabéns pelos trabalhos...
Abraços!!

johnatan ariel gomes da silva disse...

Eu tenho essa Bamboo Pen,confesso que a uso bem pouco mas é um baita investimento mesmo.

Flavio Silva disse...

Oi Alexandre na primeira queda quebrou a caneta comprei outra que é quase o valor da mesa!

Flavio Silva disse...

Tenho outra melhorzinha mais ainda de vez em quando uso a mesa pequena!

Alexander Santos disse...

Olá Johnatan. Hoje em dia o valor está bem acessível, vale a pena comprar. Abraços e obrigado pelo comentário.

Olá Flavio. Um amigo também já teve que comprar outra caneta por conta de queda, mas as minhas já caíram diversas vezes e nunca deram problema. Deve depender da posição da queda, mas achei a informação do valor estranha. Pelo que sei, é a metade do preço do conjunto. Acho que te enganaram.
Abraços e obrigado pelo comentário.

J. R. Habkost disse...

Ola Alexander...

Acho que cheguei na mesma situação que você meu nobre...

Estou com dores terríveis na mão direita e quase não consigo mais colocara não no mouse...

Sou designer gráfico a alguns anos e estou me deparando com essa situação.

Estive a pensar em muita possibilidades... Desanimado com meu estado sem saber o que fazer, pensei em mudar de profissão, fazer uma cirurgia... Sei lá...

Mas então lembrei das tablets e graças a Deus encontrei o seu blog...

Bom, gostaria de conversar mais com você e saber como tem sido sua experiência, se as dores melhoraram, se facilitou o trabalho e etc.

Aguardo o seu contato.

Att'

Jean R. Habkost

Alexander Santos disse...

Olá Jean, obrigado pela visita.

As dores diminuíram bastante, ma ainda sinto (passo muitas horas trabalhando).

Tive que mudar a posição da mão na hora de desenhar. No começo foi complicado, mas a gente se acostuma.

Como faço colorização digital, a tablet melhorou muito o meu trabalho. Não conseguiria manter o meu ritmo se tivesse ainda usando mouse.

Espero que suas dores passem (ou pelo menos fiquem aceitáveis). Não desista e tenha paciência.

Abs.

Anônimo disse...

Como se troca a ponta da caneta?Tem como?O que é adequado fazer?

Alexander Santos disse...

Sim Anônimo, tem como, o problema é que nunca troquei as minhas... :(

Me desculpe não poder ajudar.

Abs.

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...