segunda-feira, julho 19, 2010

Arte-final digital...


Antes de mais nada, para questões de definição, vamos dizer que arte-final é: "...acabamento no desenho a lápis para que possa ser reproduzido e publicado. Através de diversas técnicas e estilos, é possível conseguir inúmeros resultados no estudo de preto e branco com a utilização do nanquim. Vários são os materiais usados para fazer arte-final, como, pincel, bico de pena e canetas técnicas, se utilizando de técnicas de traço, texturas, luz, sombra, e efeitos gráficos à mão livre, seja para desenhos em estilo infantil, heróis, cartoon, mangá ou artístico." (Wikipédia). Ou como diriam no filme Procurando Amy, é fazer o "contorno" do desenho.

Acho que ninguém percebeu que as ilustrações da Fisk, mostradas no "post" do dia 19 de Abril deste ano, tinham arte-final digital. Mas elas não foram as primeiras. A ilustração acima é uma das primeiras ilustrações arte-finalizadas digitalmente por mim. Vocês devem ter percebido o traço diferente. É que eu arte-finalizei as ilustrações de meu amigo Eduardo Ferrara.

Este é um assunto ainda complicado, pois conheço pessoas que odeiam arte-final digital e também conheço aquelas que adoram.

Para mim, se você não for uma arte-finalista profissional, é importante saber fazer das duas formas. Como expliquei para um dos alunos do Curso Arte para Crianças, as duas tem seus prós e contras. O mais importante é saber em qual delas você se sente mais à vontade. Depois é mãos à obra.

Mais "pra" frente, pretendo detalhar mais sobre a arte-final digital e as tais mesas digitalizadoras.

Abraços!!!


Informática - Submarino.com.br

2 comentários:

Flavio Silva disse...

Eu gosto a arte digital pela praticidade por eu ter um pequeno espaço de trabalhar aqui, isso ajuda! Apesar que a nove anos finalizando com canetas e pincéis adotei de vez a arte final digital, mas sempre faço algumas no pincel e nanquim pra não perder o gosto, RS! É isso ai!!

Alexander Santos disse...

Eu vejo duas vantagens na arte-final digital: não ter que me preocupar com papel, nanquim, pincel e caneta de qualidade; e CTRL+Z... rsrs
Deve fazer mais ou menos 1 ano que não uso nanquim. Abraços e obrigado pela visita.

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...