segunda-feira, maio 22, 2006

Fanzines...



Hoje eu estou um pouco atrasado com a atualização do blog, mas vamos lá... muitos futuros desenhistas querem começar a carreira já publicando em jornais, revistas, livros ou qualquer outro meio que pague por este trabalho... isto é maravilhoso, mas outra forma de começar a publicar (de graça) e ter seu trabalho conhecido (pelo menos por um grupo de pessoas maior do que a sua família), é o fanzine... para quem ainda não sabe (o que eu acho difícil), fanzine é uma revista feita por fãs, e pode ser sobre diversos assuntos além dos quadrinhos... no final dos anos 80, eu junto com outros 4 amigos fizemos o PUTZ... era um fanzine de quadrinhos que, por motivos diversos como mudança, trabalho e outras coisas, só teve 3 edições... dos 5 criadores, 3 tornaram-se ilustradores... eu, Luiz Ribeiro (ilustrador de diversos livros didáticos) e Fábio Cobiaco... mas se você quiser exemplos de artistas que estão em evidência na mídia, posso citar os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá... o fanzine 10 Pãezinhos que faziam na época da faculdade, já virou 2 livros pela editora Via Lettera... as ilustrações acima são respectivamente, a capa da segunda edição do nosso fanzine, feita pelo Luiz, e a hq que fiz para este nº do fanzine... infelizmente só tenho uma cópia xerocada desta edição... galera, tirem as HQs das gavetas, montem um fanzine e boa sorte... abraços!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Também fiz fanzine na época do segundo grau. Chegamos a ficarmos conhecidos até fora da escola. Eu era o ilustrador, diagramador e diretor, tinha mais 2 amigos: o Paulo Júnior e Ferando que faziam os textos. Era algo fascinande que acabou me influenciando muito na minha área de diagramador.

Alexander Santos disse...

Tonico... realmente foi muito legal fazer o fanzine... mais legal ainda é quando vc encontra gente, muitos anos depois, que conhecia o fanzine... abraço...

Anônimo disse...

Alex, esta HQ eu considero e considerarei um dos trabalhos que mais me forçou a estudar e estudar pra ficar cada vez melhor! Um dos seus melhores trabalhos!
Parabéns pela dedicação em atualizar o blog. Sei o trabalho que dá postar sempre e escrever textos com algum conteúdo.
Braxxx
Bill

Alexander Santos disse...

Pois é Bill... isto me faz lembrar da postagem que vc fez no teu blog... tem horas que eu acho que desenhava melhor antes... pelo menos algumas coisas... mas é como o Bá disse... isto é encanação nossa... quanto à atualização, é como eu disse pro Fujita... vamos ver por quanto tempo eu aguento... abraço do brou!!!

Daniel disse...

Também fui zineiro. Da terceira série até segundo grau. Meu melhor traço foi na época de antes da faculdade. Mas, acabei parando pela faculdade e pelo trabalho que nada tinha a ver com desenho. Já se vão 10 anos e fico ensaiando voltar. Mas, ironicamente, parece que meu traço regrediu pra quando eu tinha 5 anos.

Espero conseguir voltar ao auge, pois ainda penso em, se não conseguir trabalhar com o desenho, pelo menos fazer uns "freelas".

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...