quinta-feira, janeiro 17, 2013

"Freela" sim, calote não...


Sempre me perguntam, principalmente meus alunos, se eu já levei calote? A resposta é óbvia, é claro que sim.

Não tem um ilustrador freelancer que não tenha levado um calote, seja ele pequeno ou grande, e na minha opinião, se não levou, vai levar. E não fique achando que calote é coisa de pessoa física, tem empresas que dão calote também.

Daí você pode pensar que isto é coisa de brasileiro malandro, não, isto é coisa do ser humano. Conheço amigos que levaram calote de editoras norte-americanas.

O problema é que tem sempre um querendo passar a perna em outro. Você pode não ser deste tipo, mas deve conhecer alguém que é.

Uma coisa que aprendi quando fazia Ciências Contábeis na faculdade (quase me tornei um Contador) é que para cada pessoa criando uma regra, tem 10 pensando em como burlá-la, e isto serve no ramo da ilustração também.

Tem algumas formas de você tentar se defender (contratos, cobrar antes, e por aí vai), mas sempre terá um "esperto" querendo te passar a perna.

Para tentar minimizar o prejuízo, seguem algumas dicas minhas:
  • receba antes, desenhe depois - se o cara (pessoa física) for honesto, ele irá entender. Esta é uma regra que não será aplicada às editoras, pois elas trabalham sempre com contratos;
  • valor vinculado não é dinheiro - sim, é possível depositar um envelope vazio, então espere o valor estar disponível na sua conta, antes de mandar o trabalho;
  • respeite para ser respeitado - se o cliente está fazendo o que você pede, faça o que você combinou;
  • divida o trabalho e o pagamento - cobre por partes: esboços e finais;
  • desconfie - como diz o ditado: "Quando o milagre é demais, até o santo desconfia!"


Tento seguir estas regrinhas sempre, e tem dado resultado. Também tem outras dicas que você pode encontrar pela internet.

Abaixo estão dois exemplos de trabalho, feitos para pessoas físicas, que correu tudo bem:

Ilustração feita para livro impresso - Cliente: Felipe

Ilustração feita para um ebook - Cliente: Abel

Espero que o Abel e o Felipe (não coloquei o nome completo dos clientes, pois não tenho autorização para divulgá-los) tenham conseguido publicar seus trabalhos e que as dicas sirvam para vocês também.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...