sexta-feira, outubro 01, 2010

Os Irmãos Grimm...


Até que enfim, estamos de volta. Quem acompanha o blog desde o começo, sabe que meu primeiro trabalho pago foi para um suplemento infanto juvenil, de Catanduva, minha cidade natal. Neste jornal eu comecei fazendo apenas as ilustrações, e já na segunda edição, eu assumi toda a produção do jornal, tirando a venda de anúncios.

Fiz diversas matérias, e em uma das edições falei sobre os Irmãos Grimm e a Origem dos Contos de Fadas. A seguir está o texto que fiz para o jornal, e em um próximo posto virá sobre a Origem dos Contos de Fadas:

Jakob Ludwing Karl Grimm e Wilhelm Karl Grimm nasceram na Alemanha em 1785 e 1786, respectivamente. Fizeram  o curso de direito na Universidade de Malburg, onde tornaram-se amigos do professor Savigny. Após se formarem, os dois irmãos tornaram-se bibliotecários. Jakob tornou-se bibliotecário do Rei da Vestfália. Wilhelm foi ser bibliotecário em Kassel.

O trabalho em bibliotecas e a amizade com Savigny auxiliaram os irmãos a reunirem textos antigos da literatura alemã, que, mais tarde, foram utilizados em suas pesquisas e obras.

Junto com escritores franceses, um século antes, editaram os primeiros livros dirigidos à criança. Jakob e Wilhelm recolheram e transcreveram, da tradição oral alemã, contos e lendas. Editaram-nos em 1812, num primeiro volume intitulado Histórias da Criança e do Lar.

Os dois irmãos ouviram estes contos, pessoalmente, por várias cidades, e em cada região da Alemanha, de narradores humildes. Reuniram-nos e deram-lhes uma redação apropriada à criança e aos padrões morais. Os irmãos Grimm não só recuperaram e traduziram histórias infantis, mas também relíquias da história medieval alemã dando início ao mais completo dicionário da língua alemã.

Wilhelm era o mais criativo dos irmãos. É ele que merece as glórias de Histórias da Criança e do Lar.

Alguns livros referem-se a uma certa Katherina, como sendo colaboradora dos Grimm na narração dos contos, outros citaram a esposa de um criador de gado e ainda outros, a esposa de Wilhelm, quando ainda namoravam. Mas, seja quem for o narrador, os irmãos Grimm, respeitavam ao máximo os contos recolhidos do povo.

Wilhelm faleceu em 1859 e, Jakob em 1863, depois de terem produzidos contos com Branca de Neve, A Bela Adormecida, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, etc.



A sobre a ilustração acima, ela foi feita digitalmente.


Abraços!!!


Nenhum comentário:

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...