domingo, janeiro 09, 2011

Tirinha Nerdcast Tales 001...


Para quem ainda não sabe, já faz algum tempo que tenho produzido tiras sobre os Nerdcasts, do Jovem Nerd. Comecei por volta do 220 e pouco e tenho feito uma por semana.

Agora entrei na fase de produzir uma tira por semana dos atuais e pelo menos mais uma dos antigos. Então aqui vai a do primeiro Nerd Connection... quanta alegria!!!

Abraços e Feliz 2011!!!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Cursos de Ilustração nas Férias na Quanta Academia de Artes

Se você ainda não viu os cursos de férias da Quanta Academia, aproveite agora pois o tempo para as inscrições já está acabando. E só clicar na imagem acima.

Abraços e bons cursos!!!

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Cursos de Férias da QUANTA em Janeiro de 2011 - Arte para Crianças

Você queria desenhar aquele seu personagem de desenho animado ou de quadrinhos? Gostaria de desenhar qualquer personagem, naquela posição legal, mas você não tem referência?

Neste curso de dois dias, o desenhista e ilustrador ALEXANDER SANTOS - artista da revista Recreio - vai mostrar os conceitos básicos de construção de figura humana e também pintura, levando você a conhecer a base do desenho e colorização, e finalmente poder desenhar seu personagem preferido "de cabeça"!




Confira AQUI todos os detalhes deste curso.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Ai, que burro, dá zero pra ele!!! - Tirinha Nerdcast Tales


Putz, quando você troca o autor de um livro em uma tirinha, já é vergonhoso, só que quando você ainda erra grotescamente no português, aí a vergonha é monstruosa.

A tirinha acima saiu esta semana no site do Jovem Nerd. Como diz o ditado: "A pressa é inimiga da perfeição!", e não deu outra. Na correria, não percebi que havia trocado "inveção" por "invensão" (essa doeu) e o autor "George Orwell" por "H.G.Wells". Como eles dizem: CANELADA!!!

Fazer o que... já está lá. A mim só resta colocar a versão corrigida aqui no blog. Me desculpem!

Abraços!!!

segunda-feira, outubro 04, 2010

A Origem dos Contos de Fadas...

Como foi dito no "post" sobre os Irmãos Grimm, aqui está o "post" sobre a Origem dos Contos de Fadas.

Contu, commentu, conte, cuento, short-story, märchen ou nouvelle, não importa o nome, é tudo história, ou melhor, conto.

Desde a pré-história que o homem com histórias curtas reais ou imaginárias. Estes contos falavam sobre guerras, caçadas e religião. Esta forma de contar histórias também foi usada na Grécia e Roma antigas. Mas foi no Oriente, ou melhor, na Pérsia (Irã) e na Arábia, que os contos ganharam um toque mágico e encantado, típico dos contos de fadas.
Por exemplo:  As Mil e uma Noites com histórias como Aladim e A Lâmpada Maravilhosa; Simbad, O Marujo; e Ali Babá e os Quarenta Ladrões.

Todos os povos existentes na época deixaram marcas próprias em seus contos, sem deixar de propor um mundo mais justo.

Em algumas histórias, haviam versões mais ou menos abrandadas, mesmo assim, os contos tornaram-se mais suaves, mas com marcas de violência.

Estas variações de suavidade e violência eram exigências da sociedade da época.

E foi contando de um para o outro que os contos chegaram à Europa. É claro que sofreram algumas modificações no caminho. Agora eram contos medievais e faziam parte da Literatura Popular. Mesmo assim, mantiveram o lado maravilhoso, mágico e encantado, herdado dos contos persas e árabes.

É neste período que surgem as Novelas de Cavalaria, que acrescentam as fadas e trama romântico-amorosa aos contos medievais.

Na Europa, os primeiros textos para crianças surgiram no século XVII, com Fábulas, de LaFontaine. Depois vieram As Aventuras de Telêmaco, de Fénelon e Contos da Mamãe Gansa, de Perrault. Foi este último que transformou a fada em personagem importante das histórias. É ela que ajuda o herói das histórias a vencer o mal.

Por fim, foi a trama amorosa que trouxe o final feliz às histórias. Todas estas alterações tiveram como objetivo, atender às exigências das crianças.

Com a geniosidade dos Irmãos Grimm, os contos de fadas ganharam uma coletânea intitulada "História da Criança e do Lar" (KINDER UND HAUSMÄRCHEN). Eles viajaram por toda a Alemanha recolhendo contos da tradição popular misturados a outros de tradição estrangeira, trazidos por viajantes e que passaram de geração em geração, contados de pai para filho.

Por último, há a contribuição de Andersen que incluiu os contos populares dinamarqueses aos contos de fadas (Cinderela é um destes contos) e deixou que a imaginação, independentemente do mágico ou do moral, conduzisse a história.

Publicidade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...